Deveres Proprietários / Direitos Animal

DEVERES DOS PROPRIETÁRIOS
1 -  ANTES DE ADOPTAR TOME EM ATENÇÃO:
  • Nunca adopte ou adquira um animal se algum membro da sua família estiver em desacordo.
  • Não ofereça animais. A adopção de um animal deve ser uma escolha consciente e não algo imposta.
  • Não adquira ou adopte um animal de uma determinada raça só porque está na moda. A moda passa e um cão ou gato pode chegar até aos 14 anos ou mais de idade.
  • Não adopte só porque é de graça ou porque o cachorro é muito querido ou fofinho. Lembre-se que um cachorro depressa cresce, necessitando de um espaço para brincar, de um alojamento que o abrigue das intempéries, de uma alimentação equilibrada, das visitas periódicas ao Médico Veterinário e de um dono que tenha tempo para ele. Trata-se de uma vida e não de um brinquedo. 
2 - CUIDADOS BÁSICOS:


2.1 - ALOJAMENTO
  • O Local onde o animal dorme, brincae se alimenta deve permitir uma fácil limpeza e desinfecção, a protecção das intempéries (frio e chuva) e sobretudo a tranquilidade e incomodidade da vizinhança. Lembre-se que a posse de animais está sempre condicionada pela existência de boas condições e ausência de riscos higio-sanitários e que num prédio urbano (apartamento), não é permitido ter mais de 3 cães ou 4 gatos, num total que nunca pode execeder os 4 animais. O incumprimento destas regras de convivência é punível com coimas de 50 € a 44890 €.
    Lembre-se que ter um animal amarrado um dia inteiro à uma corrente, para além dele se tornar agressivo e poder agredir as pessoas da própria casa, trata-se sobretudo de um acto cruel.
2.2 - ALIMENTAÇÃO
  • Os animais devem ser alimentados todos os dias de forma equilibrada, de acordo com a espécie, raça, idade e estado fisiológico.É preciso saber que os animais adultos devem receber ração adequada no mínimo 1 a 2 vezes por dia, enquanto os cachorros necessitam de ração específica para o seu crescimento e devem ser alimentados no mínimo 2 a 3 vezes por dia.
    Os animais até podem ser alimentados com comida caseira, mas uma ração de boa qualidade tem a vantagem de ser mais equilibrada e completa.
    Evitar dar ossos de frango e comidas muito condimentadas.
    É importante lembrar qué é preciso manter sempre água fresca à disposição dos animais.
2.3 - HIGIENE
  • Os donos dos animais devem proporcionar-lhes condições de higiene regulares.
    O animal e o local onde se encontra devem estar sempre limpos.
    No entanto, evite dar mais de um banho ao seu cão por mês, a não ser que seja estritamente necessário.
    Lembre-se que quanto mais um banho por mês der ao seu animal, maior "odor a cão" sentirá.
    Use sempre um champô adequado, de preferência com cheiro neutro.
    O banho deve ser dado em dias quentes e com água morna, tendo sempre o cuidado de proteger as orelhas para que não entre água, evitando problemas de otites.
2.4 - EDUCAÇÂO
  • Os animais de companhia precisam de ser educados desde cachorros e de saberem quem é que manda, o que podem e o que não podem fazer e onde.
    Para uma boa educação, não é necessário bater ou ainda abandonar um cão ou gato só porque ele fez algo de errado. É Preciso ter paciência.
    Os cães e gatos são muito inteligentes e acabam aprendendo tudo que se espera deles.
    Desde pequenos os cães e gatos devem ser acostumados com toda a família, parentes e amigos e outros animais.
    O período de aprendizagem de um cão ou gato realiza-se durante o primeiro ano de vida. É a altura ideal para lhe ensinarem os comportamentos correctos a ter em sua casa.
2.5 - CIRCULAÇÃO NA VIA PÚBLICA
  • Nunca deixe o seu animal solto nas ruas, mesmo que sob sua vigilância.
    A lei obriga que o animal circule sempre na pública com trela.
    Quando levá-lo a passear, recolha sempre as suas fezes num saco plástico apropriado.
    A presença de fezes espalhadas nos jardins públicos é responsável pela transmissão de doenças às pessoas, especialmente às crianças que brincam na relva ou com animais.
    Quando for viajar leve-o junto ou deixe-o ao cuidado de alguém que cuide bem dele e da sua alimentação.
2.6 - SAUDE
  • É importante ter a noção que todos os animais de companhia necessitam de cuidados veterinários. Se notar algum comportamento estranho no seu animal (deprimido, falta de apetite, diarreia, vómitos, coça-se demais, olhos remelentos, nariz seco e quente), deverá levá-lo a uma Clínica Veterinária.
    Assim, para garantir a saúde do seu animal é necessário vaciná-lo anualmente e desparasitá-lo de uma forma regular, internamente (lombrigas e ténias) e externamente (pulgas e carraças), para além do acompanhamento médico-veterinário, de forma a não pôr em causa o bem-estar do seu animal e sobretudo a saúde das crianças e adultos que com ele contactam.
2.6.1 - VACINAÇÃO


2.6.1.1 - VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA
  •  No nosso país a vacinação anti-rábica é anual, obrigatória para os cães e fundamental para mantermos o estatuto de páis livre desta doença mortal! Em Portugal, felizmente não se registam casos de raiva há alguns anos, graças aos esforços efectuados na vacinação sistemática anual dos animais! A raiva continua a existir em larga escala em países do Norte de África, Países de Leste e Países da América do Sul, como o Brasil.
2.6.1.2 - OUTRAS VACINAS


  • Existem vacinas, que embora não sejam obrigatórias, protegem contra algumas das principais doenças infecciosas do seu cão (esgana, parvovirose, hepatite infecciosa canina) e do seu gato (coriza, panleucopénia e leucose), algumas das quais transmissíveis ao Homem (Leptospirose) e para as quais a prevenção é efectuada recorrendo à vacinação anual.
2.6.2 - DESPARASITAÇÂO


2.6.2.1 - DESPARASITAÇÃO EXTERNA
  • As pulgas e carraças são dois flagelos dos nossos companheiros de quatro patas. Estes parasitas que se alimentam de sangue, estão normalmente na origem de lesões locais ou de fenónemos alérgicos, podendo igualmente transmitir parasitas intestinais ou doenças graves no cão ou no Homem ( Febre da carraça, Erliquiose, Borreliose).
    Existem, no entanto, desparasitantes no mercado activos contra pulgas, carraças e moscas, que protegem o seu animal.
2.6.2.2 - DESPARASITAÇÃO INTERNA


  • Existem dois tipos de parasitas internos ou intestinais que afectam os nossos cães, gatos e a até o homem: os vermes redondos ou "lombrigas" ou cilíndricos e os vermes chatos ou ténias.
    O seu animal provavelmente estará parasitado quando observar algum destes sinais:
    - Arrastar a região anal pelo chão
    - Lamber a região anal
    - Fadiga pouco habitual
    - Diarreia ou sangue nas fezes
    - Fezes com segmentos das ténias que se assemelham a grãos de arroz.
    - Ventre dilatado.
 DANOS PARA A SAÚDE DOS ANIMAIS, PROVOCADOS POR PARASITAS

Os parasitas internos ou intestinais causam vários problemas à saúde dos cães e gatos.
A natureza, a extensão e gravidade das lesões variam em função do número e da espécie de parasitas.

De uma forma geral, provocam:
  • Emagrecimento
  • Falta de Apetite
  • Pêlo sem Brilho
  • Atraso no Crescimento
  • Comprometimento das Funções de Digestão e Absorção
  • Alterações Digestivas: Diarreia, Vómito, Aumento do Volume e Dor Abdominal
  • Risco de Obstruções Intestinais (podendo chegar a perfurar o intestino)
  • Anemia
  • Reacções Alérgicas
  • Perda de resistência e vitalidade, podendo diminuir a protecção conferida pelas vacinas e causando maior predisposição a infecções secundárias.
DANOS PARA A SAÚDE DO HOMEM, PROVOCADOS POR PARASITASOs vermes dos cães e gatos podem causar várias doenças aos seres humanos.
As crianças são muito susceptíveis, pois levam a mão à boca com frequência, podendo ingerir:
  • Larva Migrans Visceral / Larva Migrans Ocular - Estas doenças são causadas pelas larvas de Toxocara que penetram a parede do intestino delgado, localizando-se em diversos órgãos, como o ´fígado, o globo ocular ou o sistema nervoso central, provocando graves lesões.
  • Larva Migrans Cûtanea - É provocada pelas formas larvares do Ancylostoma, que penetram e migram na pele, provocando lesões cutâneas.
  • Equinocose ou Doença do Quisto Hidático - Doença provocada por uma ténia Echinococcus, transmissível ao Homem pela ingestão de ovos deste parasita, que podem existir na superfície do pêlo dos cães e também dispersos no meio ambiente contaminando as águas de bebida de rega, os frutos e os vegetais. Para impedir a infecção dos cães os donos não devem dar-lhes vísceras de bovino, ovino ou caprino contaminadas com quistos.
    Os parasitas ingeridos pelo Homem são libertos no intestino delgado, atravessam a parede intestinal e são transportados pela corrente sanguínea aos diversos órgãos, sendo mais frequente o fígado e os pulmões, podendo chegar a atingir o cérebro. Nesses órgãos, dão origem aos chamados quistos hidáticos com aspecto semelhantes a balões de água. O tratamento é cirúrgico de forma a remover estes quistos.
O desparasitante que escolher deve ser activo e eficaz para todo o tipo de parasitas intestinais.
Existem desparasitantes sob a forma líquida, que podem ser misturados com a alimentação, facilitando deste modo a sua administração em cachorros. Nos cães adultos, encontramos desparasitantes sob a forma de comprimidos.

Aconselhe-se com o seu Médico VeterinárioUm animal parasitado, encontra-se imunodeprimido.
Desparasite-o sempre antes de o vacinar.

Ao desparasitar os seus animais de estimação, aproveite e desparasite a sua familia ao mesmo tempo. É uma dupla protecção e segurança que você e os seus filhos agradecerão.

2.7 - CONTROLO DA REPRODUÇÃO
  • Antes de pensar em acasalar a sua gata ou cadela, deve ponderar alguns factores importantes e decisivos, tais como o tempo disponível para cuidar da ninhada, os custos com a assistência veterinária e o destinho a dar à ninhada.
    Para evitar gravidezes indesejadas, pode optar pelo método natural mas pouco eficaz de evitar o contacto da sua cadela ou gata com os machos, durante o cio, pelo uso de anticoncepcionais orais ("pilula"), injectáveis (administrando durante o período não fértil, evitando o cio) ou através da cirurgia - esterelização (fêmeas) e/ou castração (machos)). Este último método é o único 100% eficaz para evitar que as crias indesejáveis sejam mal encaminhadas ou abandonadas.
    Sepossui um animal de uma raça potencialmente perigosa, a esterelização e a castração é obrigatória por Lei (Despacho n.º 10819/2008, de 14 de Abril).
    Em último recurso, existem no mercado medicamentos abortivos que previnem gravidezes indesejáveis, até 15 dias após o acasalamento.

    ACONSELHE-SE COM OS EU MÉDICO VETERINÁRIO

    ESTERELIZAÇÃO / CASTRAÇÃO:

    VANTAGENS PARA OS MACHOS:
    Um macho castrado deixa de fugir, de ir atrás de fêmeas com cio, tem menos necessidade de marcar território com urina, torna-se menos agressivo, porém continua o guardião da casa e da família.
    Os gatos param de miar durante a noite e os cães de latir excessivamente e uivar.

    INSISTA: A esterilização é a melhor (e única) solução para diminuir o número de animais abandonados e o sacrifício deles.

    VANTAGENS PARA AS FÊMEAS:
    Uma fêmea castrada deixa de atrair a legião de machos à sua volta, pois não tem mais cio. Além disso, ela estará menos sujeita a infecções e cancro do útero e de ovários, já que ambos são retirados na cirurgia.
    Vale a pena lembrar que não é necessário aguardar o promeiro cio da gata ou da cadela para castrá-la.
    A esterelização é recomendada antes da puberdade, a partir de 2 meses de idade.

    CONTROLO DA REPRODUÇÃO

    Um casl de Animais pode uriginar em 10 anos em sucessivas gerações: com duas crias por ano e de 2 a 8 filhotes por cria;:

    1º ano: 12
    2º ano: 66
    3º ano: 382
    4º ano: 2.201
    5º ano: 12.680
    6º ano: 73.041
    7º ano: 420.715
    8º ano: 2.423.316
    9º ano: 13.968.290
    10º ano: 80.399.780

2.8 - IDENTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA (microchip)
  •  O microchip é indispensável para provar a propriedade e a origem dos animais, evitar roubos e permitir a recuperação de animais perdidos.
    O Médico Veterinário implanta um microchip sob a pele do seu cão ou gato, no lado esquerdo do pescoço, que contém um código individual único no mundo.
    É um sistema de identificação que dura para toda a vida, rápido, simples, indolor e seguro.
    Ao contrário das coleiras, o microchip não corre o risco de cair ou de ser retirado.
    A partir deste momento, facilmente e com rigor se pode identificar os proprietários dos animais perdidos, roubados ou abandonados.
    Este serviço está disponível no Canil Intermunicipal de Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro e Bragança (CIVMMB).
    É um sistema de identificação do animal que dura toda a vida do seu cão ou gato.
    O Médico Veterinário coloca o chip sob a pele do animal, no lado esquerdo do pescoço, que contém um código de 15 dígitos único no Mundo.
    PARA QUE SERVE?O microchip é indespensável para provar a propriedade e a origem dos animais, evitar roubos e permitir a recuperação de animais perdidos.
    Ao contrário das coleiras, o microchip não corre o risco de cair ou ser retirado.
    Para além da obrigatoriedade para os cães de caça e cães potencialmente perigosos, o microchip é obrigatório por lei para todos os cães, nascidos após 1 de Julho de 2008, independentemente de ter ou não raça definida (Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro).
    O microchip poderá ser colocado num canil municipal ou numa Clinica Veterinária.
2.9 - OBRIGAÇÔES LEGAIS
  1. Obrigatoriedade do registo e licenciamento de cãesO registo e o licenciamento são obrigatórios para todos os caninos entre 3 e 6 meses de idade e deve ser efectuado anualmente na Junta de Freguesia da área de residência do dono ou detentor do animal.
    Para os gatos, o registo e licenciamento dos animais é facultativo.
  2. Requisitos para obtenção da licençaOs documentos ou comprovativos necessários para obtenção da licença de detenção de canídeos são os seguintes:
    Nota:
    1) Raças ou cruzamentos de raças de cães potencialmente perigosas: Cão de Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Pitbull Terrier, Rottweiller, Staffordshire Terrier Americano, Staffordshire Bull Terrier e Tosa Inu.

    2) Obrigatório a colocação do microchip para todos os cães nascidos a partir de 1 de Julho de 2008.

    3) É obrigatória se o animal não possuir LOP/Pedigree (Inscrito no Clube Português de Canicultura).